Ciclismo e vida saudável

Ciclismo e vida saudável

Praticar esportes só faz bem à saúde. Com o ciclismo não poderia ser diferente.

Há um ditado que diz que quem aprende a andar de bicicleta não se esquece jamais. Mas os benefícios para a saúde desta prática, será que são esquecidos com o passar do tempo?

Esta modalidade esportiva faz um bem danado para o corpo e para a mente e, além disso, tem um baixo impacto.

Ciclismo é como ginástica localizada!

Ciclismo é como ginástica localizada!

Proporcionando um gasto energético considerado alto, cerca de 600 calorias por hora da atividade, o ciclismo atua como uma ginástica localizada em várias regiões do corpo, como pernas, glúteos e abdômen. É recomendada a prática 3 vezes na semana. O tempo de prática deve ir aumentado gradualmente, a partir de 30 minutos.

Você conhece os benefícios do ciclismo?

Veja o que esta atividade física pode fazer pela sua saúde:

*Ciclismo proporciona melhoria na qualidade do sono

Ciclismo proporciona melhoria na qualidade do sono

Sabe-se que pedalar todos os dias pode contribuir para uma maior qualidade do sono. Através de uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, utilizando pessoas sedentárias que sofriam de insônia, revelou que o tempo necessário para que estas pessoas adormecessem diminuiu a metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora, quando praticaram de 20 a 30 minutos de ciclismo por dia.

*Ciclismo pode emagrecer

Ciclismo pode emagrecer

Sabia que andar de bicicleta aumenta o consumo de calorias e aumenta a taxa metabólica, o que pode ajudar a perder peso? Muitos especialistas afirmam que ciclistas que intercalam um ritmo acelerado, seguido de pedaladas mais lentas, podem queimar três vezes mais gordura corporal do que quem pedala em um ritmo constante.

Ciclismo traz benefícios ao coração

Ciclismo traz benefícios ao coração

Considera-se que a saúde do coração é um dos fatores mais importantes para uma vida saudável, mas pode ser muito prejudicada pelo sedentarismo. Com o ciclismo, ocorre a diminuição da glicemia, controlando a diabetes. Estudos da Universidade de Purdue, nos EUA, têm demonstrado que praticar ciclismo regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíaca em 50 %.

*O Ciclismo protege o organismo

O Ciclismo protege o organismo

Nosso sistema imunológico serve para proteger o corpo de infecções e diversas doenças sistêmicas. A atividade física regular, como o ciclismo, fortalece o sistema imunológico e, portanto, contribui para uma vida saudável.

*Ciclismo tem capacidade de reduzir o estresse

Ciclismo tem capacidade de reduzir o estresse

Praticar ciclismo libera endorfina, substância que deixa a pessoa mais relaxada e feliz. Outro fator que liga o ciclismo ao bem-estar é que pelos movimentos repetitivos ao pedalar podem ocasionar uma sensação relaxante. Com isto, é possível creditar à prática do ciclismo a redução do estresse, da ansiedade, da depressão e de outros problemas psicológicos. O exercício também controla o equilíbrio hormonal.

*Ciclismo ajuda nas dores nas costas

Pedalar elimina dor nas costas

Existem muitas pessoas que sofrem com dores nas costas. Um dos grandes motivos para que isso aconteça é a má postura. E fazer exercícios nestas condições é quase impossível. Não se a prática escolhida for o ciclismo.

Já a postura em cima da bicicleta e os movimentos cíclicos estimulam os músculos da parte inferior, onde as hérnias de disco são mais prováveis de aparecer. Assim, a coluna vertebral é reforçada e protegida de agressões externas. Com isso, o ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras e pode ajudar a diminuir as dores as costas e outros problemas.

E então?

Vamos pedalar?

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