Diferentes tipos de copos e taças

Diferentes tipos de Copos e Taças

Você sabe usar os diferentes tipos de copos e taças? E o nome de cada um?

Calma, vamos ajudar você! Acabamos nos assustando com tanta variedade de tipos de copos e taças. Existem empresas especializadas somente nisso, por exemplo, a marca austríaca Riedel, que conta com 400 tipos. Lógico que para uso doméstico não precisamos de tudo isso, mas usar a taça certa para o tipo de bebida ajuda! A taça apropriada faz a diferença!

Vamos por partes!

TIPOS DE COPOS E TAÇAS

drinks

01 – Taça Dry Martini

Elegante, bem proporcionada, própria para misturas delicadas. Haste comprida o suficiente para proteger a taça do calor da mão. Bojo bem aberto para permitir e utilização de enfeites e complementos. Um drink que combina muito com essa taça é o Cosmopolitan.

02 – Escandinavo

Taça típica para coquetel exótico. Apresenta corpo longo e formas arredondadas, fazendo parte do contexto de seus ingredientes, para representar essa taça nada melhor que um Smooth Maltine Ice.

03 – Old Fashioned

Para qualquer coquetel servido com ou sem gelo. Ótimo também para Whisky, ainda que o copo de Whisky seja um pouco menor e tenha um formato levemente cônico. Pode preparar por exemplo uma Caipirinha.

04 – Highball

Um copo de tamanho intermediário, utilizado para fins diversos, como uma Coca Cola com gelo.

05 – Collins

Existem modelos mais altos e baixos. É o copo ideal para preparar um coquetel do tipo long drinks, pois quanto mais alto e fino melhor. Um drink refrescante que pode representar muito bem esse copo é o Mojito

06 – Taça Margarita

Essa é uma taça que foi modificando com o passar do tempo. Uma taça desenvolvida especificamente para para o drink Margarita.

07 – On the Rocks

Copo de boca larga e fundo grosso, o modelo é próprio para whisky, pois essa bebida normalmente é servida com pedras de gelo.

08 – Shot

É quase do tamanho de uma xícara de café, comportando apenas pequenas doses que podem ser tomadas de um só gole. Normalmente tem de dois tamanhos o de 100 ml e de 50 ml. É bem comum servirem doses de tequila no copo shot.

09 – Ballun

Essa é uma típica taça de vinho e deve ser preenchida até a metade. Permite que você aprecie todo o buquê que se exala. Ideal para se apreciar um vinho de qualidade.

10 – Taça Cálice

Foi desenvolvida especialmente para se tomar vinho do porto.

11 – Snifter

O copo tradicional para Brandies, como o Conhaque, por exemplo. Haste curta e bojo arredondado, próprio para ser envolvido pela mão e se manter aquecido. A borda é côncava, para reter o buquê típico dos Brandies.

12 – Taça Flute

Taça ideal para drinks com espumantes, tem haste longa para fazer com que o calor da mão não entre em contato com a bebida, possibilitando assim, ser tomado na temperatura ideal. Seu corpo é côncavo permitindo que as bolhas não saiam com facilidade. O drink mais tomado nessa taça é o Bellini.

13 – Taça Vinho Branco

Haste longa para evitar o calor da mão, bojo comprido e estreito para conservar a temperatura fria. Esse é um tipo de taça que deve ser fina e delicada.

14 – Taça de Vinho Tinto

Essa taça é muito delicada e charmosa, tem bojo arredondado é ideal para ser acolhida pela mão. Sua borda tem abertura ideal para o vinho respirar após sair do decantador.

15 – Irish Coffee

Corpo refratário, com pé e alça ideal para se tomar um coquetel quente um dos nossos favoritos é o Latte Macchiato.

Para memorizar os tipos de copos e taças:

DIVERSOS

Para completar, veja a dica de como arrumar a mesa:

MESA

E então? Pronto(a) para receber os amigos?

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on VKEmail this to someone