Você conhece os sintomas da Zika, Dengue e ChiKungunya?

conhece sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya

Complementando post anterior, trazemos os principais sintomas das três infecções causadas pelo mosquito aedes aegypti, que são são importantes vetores de doenças.

mosquito dengue

Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para a diferenciação.

 

Preste atenção nestes quadros:

zika

Observe que, a dengue mostra-se a doença mais grave, se comparada à chikungunya e à zika. Seus sintomas são: febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Já nos casos mais graves, ela pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

Por sua vez, a chikungunya também causa febre e dores no corpo, porém as dores concentram-se principalmente nas articulações. *Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Duração: Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; mas as dores articulares podem permanecer por vários meses. Neste caso, risco de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Já a febre zika, apresenta os sintomas mais brancos, como febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Pode até ser confundida com alergia. A zika não causa morte e seus sintomas não duram mais que sete dias. Mas, a febre zika está relacionada com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia tão divulgados na mídia.

Desta maneira, a melhor forma de prevenir-se é pela destruição dos locais propícios à multiplicação do mosquito Aedes, garantindo sempre que não haja acúmulo de água parada. Faça sua parte.

Precisa de algo para cuidar de seu jardim? Acesse nossa loja Virtual:

logo

 

 

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on VKEmail this to someone